Qual a melhor IDE para Python?

Há alguns dias, o post IDEs Are a Language Smell causou furor em pelo menos três listas de discussão das quais participo (sem contar em outros fóruns ao redor do mundo). Entre mortos, feridos e o fogo cruzado de acusações de arrogância, salvaram-se todos. O lado bom da polêmica foi que o pessoal da comunidade Python Brasil ficou motivado para atualizar a página do wiki sobre IDEs para Python. Aliás, não se passa uma semana sem que um iniciante faça essa pergunta - completamente legítima por sinal - na lista de discussão: Qual a melhor IDE para programar em Python?

ide-python

Essa simples indagação costuma despertar a ira de algumas pessoas. Acredito que menos pela pergunta em si do que pela enxurrada de respostas nas quais cada um indica a sua IDE/editor favorito. Não clique aqui.

Na minha opinião, a melhor resposta para a maior parte desse tipo de pergunta "teimosa" e polêmica, em qualquer área do conhecimento humano, é o bom e velho...

— DEPENDE.

O que você realmente quer é usar "a melhor" IDE ou somente quer saber o que os programadores um pouco mais experientes usam? Python é sua primeira linguagem ou você vem de uma cultura de plataformas que têm IDEs oficiais de fato (Java = Eclipse) ou de direito (.Net = Visual Studio)? Qual o sistema operacional que você usa? Qual o tipo de aplicação que você pretende desenvolver: Scripts para linha de comando? Aplicações web? Aplicações com GUI para desktop?

Como podemos ver, existem muitas variáveis a serem levadas em consideração. Sem saber a resposta para cada uma dessas perguntas, é quase impossível que alguém venha com uma resposta única, definitiva e que vai te deixar feliz para sempre.

Minha resposta *default*

Não existe algo como “a melhor” IDE, acredite. Se existisse, todos estariam usando. Python é uma linguagem que se destaca por ser intuitiva, legível e de código fácil de manter. Por isso, um bom editor de textos  e o interpretador interativo devem ser o suficiente para a maior parte dos casos. Alguns editores de texto recomendados são:

No entanto, se você já tem o hábito de usar IDE e tem certeza de que não quer experimentar um estilo mais simples de programar, tente as opções a seguir e escolha a que for mais confortável para você:

Lembre-se sempre de que é uma decisão pessoal. Todas as opções apresentadas tem vantagens e desvantagens. Somente você pode avaliar qual delas atende suas necessidades.

P.S.: Se você quiser experimentar o Sublime Text, eu compartilho dicas e tutoriais sobre esse editor de texto no Sublime Text Dicas.